Robinson comemora decreto em que samba de roda se torna patrimônio imaterial da Bahia*
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) comemorou o decreto (Nº 19.494) publicado no Diário oficial do Estado, na última quarta-feira (04), em que reconhece o Samba de Roda do Recôncavo Baiano como Patrimônio Imaterial Cultural do estado pelo Ipac-BA (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia). Agora reconhecida como patrimônio imaterial, a modalidade deve receber mais incentivos e apoio de políticas públicas. Em 2005, a Unesco reconheceu esse bem imaterial como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
“O samba de roda do Recôncavo é mesmo uma preciosidade para a nossa cultura. Sua identidade, sua história e resistência que ao longo dos anos só foi ganhando força. É uma nova conquista para a cultura da Bahia, principalmente para o nosso Recôncavo, pois foi onde se deu chegada de escravos africanos que trouxeram essa herança cultural”, comemora Robinson.
História
O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, mas seus primeiros registros com esse nome e características, segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi em 1860. Esse estilo está relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás. O Samba de Roda, presente em toda Bahia, mas praticado principalmente na região do Recôncavo, é uma mistura de música, dança, poesia e festa. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. O samba de roda é composto por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos. Destacam-se a viola, o berimbau, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco e o agogô.
PUBLICIDADE PUBLICIDADEPolítica.
-
José de Arimateia pede acompanhamento do MP-BA no caso da cessão de área do Horto...
-
Vereador Ron do Povo faz indicação para beneficiar músicos feirenses
-
Vereador Lulinha é destaque em votação na Zona Rural de Feira de Santana
-
Deputado propõe que profissionais da educação tenham prioridade no Plano Nacional...
-
Entre Rios: Deputado Alex da Piatã voltou a pedir aos deputados federais empenho na...
-
CMFS: Deputado Alex da Piatã comemora aprovação do Programa Mais Estudo
-
Neto ataca nomeação de Roma para ministério e critica governo federal:...
-
CMFS: Com descredenciamento de hospitais, há dois anos Prefeitura não faz cirurgia...
-
CMFS: Vereador sugere que Governo ceda área próxima ao Clériston Andrade para o...
-
CMFS: Fernando diz que advogado expõe sua família e grava conversa de forma ilegal
-
CMFS: Silvio Dias denuncia desmonte da Petrobrás e pede política de redução de...
-
CMFS: Prefeitura cria grupo de secretários para tratar de problemas do Shopping...