• Retrospectiva Primeiro Semestre 2020 – Deputado José de Arimateia

Retrospectiva Primeiro Semestre 2020 – Deputado José de Arimateia

03 de julho de 2020 \\ Política

Atuação durante a pandemia


Desde 19 de março em isolamento social, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) tem adaptado o trabalho à nova rotina exigida pela situação da pandemia do Covid-19.


Desde então, de Feira de Santana, onde mora, o parlamentar participou de todas as sessões remotas realizadas pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e se reúne virtualmente com sua equipe de assessores, que também permanece em sistema home office, para dar andamento aos trabalhos.


“Não podemos parar e a tecnologia tem sido uma grande aliada. Meus esforços vêm com ainda mais intensidade para que eu possa fazer o meu melhor nesse momento em que nossa população mais precisa”, explica Arimateia.


Sessões Remotas


Desde o dia 23 de março, o republicano participou de votações importantes nas sessões remotas da Assembleia Legislativa da Bahia. Entre elas, o Decreto de Calamidade Pública no Estado da Bahia, além de diversas cidades, como Feira de Santana, dando a oportunidade aos gestores públicos municipais de direcionar recursos para o combate à pandemia.


José de Arimateia também deu sua contribuição votando pela isenção do pagamento de tarifas de energia para 677 mil famílias baianas e discursou sobre a importância da organização do Fundo Estadual do Idoso, para que se estabeleçam Fundos Municipais no intuito de arrecadar recursos que poderiam ajudar os idosos baianos na luta contra o covid-19. Em outro discurso, o parlamentar solicitou a presença do Secretário Estadual da Fazenda para apresentar a real situação econômica do estado.


Direcionamento de recursos para combate ao Covid-19


Atento à necessidade urgente de medidas de contenção do novo Coronavírus no estado da Bahia, no dia 23 de março, José de Arimateia destinou a totalidade das suas Emendas Impositivas do ano de 2020 exclusivamente para a compra de aparelhos médicos hospitalares, implantação e desenvolvimento de estratégias de combate à pandemia. A medida foi adotada em conjunto com todos os deputados estaduais da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).


O valor de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil Reais) direcionados por José de Arimateia, além de outros 16 deputados estaduais, somou um total de R$ 27.200.000,00 (vinte e sete milhões e duzentos mil Reais) ao Estado da Bahia. “Estamos vivendo um momento desafiador, no qual precisamos unir forças por um bem muito maior, a saúde e o bem-estar da população baiana, que deve ser um assunto prioritário a totalmente apartidário”, declara o republicano.


Redes sociais


Pelos meios digitais, Arimateia também tem reforçado campanhas pela saúde em apelo à população baiana para que sigam as orientações das autoridades sanitárias e executivas estaduais e municipais. Entre as pautas, estão a importância do uso da máscara, hábitos de higiene, sobretudo das mãos, saúde física e mental no âmbito de todas as suas demais bandeiras de atuação (idosos, animais, meio ambiente e juventude).


Combate às Fake news


Através das redes sociais, José de Arimateia também promoveu o combate às notícias falsas ao divulgar as verdadeiras informações sobre algumas das principais fake news compartilhadas no momento. Para ele, sobretudo em tempos de pandemia, estes conteúdos trazem graves riscos à população ao promoverem uma grande onda de desinformação.


“Já se foi o tempo em que inventar mentiras era sinônimo de brincadeira e diversão. Em tempos de pandemia, infelizmente a ação se torna habitual, adota motivações sérias e é uma verdadeira arma da desinformação com intuito único de manipular pontos de vista e atitudes em massa, ao gerar impactos políticos e na saúde pública. Neste contexto, as fake news podem matar”, opina o deputado.


Animais e coronavírus


Diante do crescimento alarmante da taxa de abandono e maus tratos a animais durante a pandemia, o deputado José de Arimateia promoveu uma campanha informativa nas redes sociais. Somente em Salvador, os casos aumentaram 860%, de acordo com o Corpo de Bombeiros.


Com este cenário, gerado por dúvidas, especulações, pânico e falta de informação a respeito da capacidade de contaminação e transmissão do coronavírus pelos animais, o parlamentar tranquilizou a população ao publicar


uma série de orientações baseadas em dados científicos e de autoridades de saúde, no intuito de desestimular crenças erradas e atitudes inadequadas.


Direitos da pessoa idosa em pauta


Com a aproximação do prazo de entrega do Imposto de Renda, o deputado José de Arimateia relembrou a oportunidade de a população contribuir para a saúde e bem-estar dos idosos a nível estadual ou municipal. Nas redes sociais, o Secretário Estadual do movimento Idosos Republicanos na Bahia estimulou a destinação de até 3% do IR aos fundos geridos pelos Conselhos do Idoso, permitida a partir de 2020 pela Lei 13.797/19.


Na oportunidade, Arimateia lamentou mais uma vez o fato de não ter ainda o Conselho Estadual do Idoso em pleno funcionamento na Bahia, o que impossibilita a criação do Fundo e as doações a nível estadual. “Temos um péssimo exemplo do Governo do Estado em não querer resolver esse problema. É lamentável também que, dos nossos 417 municípios, só 27 tenham Conselhos Municipais organizados e condições de receberem doações”, reclamou.


Lives


Em isolamento social, Arimateia colocou em pauta de discussão temas relevantes ao cenário atual de pandemia. Através do seu perfil no Instagram, o parlamentar promoveu bate-papos ao vivo com especialistas e autoridades sobre variados assuntos em duas séries de lives.


Na “Fala, Arimateia”, às segundas-feiras, entre outros temas relevantes, o deputado discutiu sobre o papel das igrejas diante da pandemia, as consequências da pandemia no mundo animal, os efeitos paralelos da pandemia na saúde, os direitos da pessoa idosa e combate à violência na pandemia, além da nutrição como aliada na pandemia.


Preocupado com os efeitos psicológicos do momento que o mundo vive, o parlamentar promoveu também momentos de paz e reflexão às sextas-feiras, através da série “Palavra de Fé e Esperança”, onde usou ensinamentos bíblicos para reforçar o ânimo e a confiança dos internautas em dias melhores durante este período.


Semanal Mundial do meio Ambiente


Em celebração à Semana do Meio Ambiente, o deputado José de Arimateia promoveu um debate entre grandes especialistas da área ambiental através de uma videoconferência, realizada no dia 4 de junho e transmitida ao vivo pelo Facebook. Com o tema central “Recursos Hídricos”, a reunião foi acompanhada por um público de 656 internautas.


Junto a representantes do INEMA, Embasa, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Feira de Santana e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Rio Limpo, o republicano travou uma conversa franca e aberta que abordou conscientização, preservação, saneamento e atuais condições dos recursos hídricos na Bahia, além dos impactos ambientais do Covid-19 e gerou cinco encaminhamentos aos órgãos competentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE