• Em entrevista, Deputado José de Arimateia diz que sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana é uma convocação do povo

Em entrevista, Deputado José de Arimateia diz que sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana é uma convocação do povo

03 de agosto de 2020 \\ Política

José de Arimateia Coriolano de Paiva, o deputado Arimateia é técnico em contabilidade e jornalista, já foi vereador de Feira de Santana, a Princesinha do Sertão, por duas vezes, e exerce o mandato de deputado estadual da Bahia pela quarta vez. Agora, o Bispo da Igreja Universal, que é filiado ao Republicanos, pretende ser o próximo prefeito de Feira de Santana, cidade onde vive há 25 anos. A sua pré-candidatura foi anunciada pelo Bispo Márcio Marinho, presidente estadual do PRB, em fevereiro de 2020. Através de um aplicativo de conversa, a equipe do Hashtag Informei entrevistou o parlamentar e você acompanha logo abaixo. O bate-papo traz as expectativas, desejos e análise da conjuntura política em Feira de Santana e Salvador.

Hashtag Informei: Arimateira bispo e pai?

Deputado Arimateia: Olha, tanto o pai quanto o bispo, pastor, tem em comum característica de cuidar dos seus. A Bíblia diz que o bom pastor ele dá a sua vida pelas ovelhas. Da mesma forma que o pai dá a vida pelos filhos, assim é a missão do homem de Deus. Ele está sempre fazendo as coisas em benefício das pessoas, com cuidado e tratamento. Do mesmo jeito é o pai. A nossa missão é importante nesse sentido.

Hashtag Informei: Essas duas características convergem com o homem público?

Deputado José de Arimateia: Quando se fala de política, todos os dias nós fazemos. Existe a política partidária. Por eu ser uma pessoa, que devido a missão que Deus colocou em minha vida, como membro, obreiro, pastor e bispo, sempre lidando com as pessoas, eu comecei a ter a oportunidade de me candidatar. Nós viemos para a Bahia e além de fazer o trabalho espiritual, eu fui fazer o trabalho social. Daí surgiu a oportunidade de ser candidato a deputado estadual. De lá para cá, eu já estou no quarto mandato de deputado estadual. Eu já fui vereador duas vezes de Feira de Santana. Graças a Deus, ficha limpa, homem integro. O povo da Bahia já me conhece e sabe quem é o deputado José de Arimateia.

Hashtag Informei: O senhor poderia fazer um breve balanço do seu mandato como deputado estadual?

Deputado José de Arimateia: Eu vejo como positivo o balanço que eu faço, pois nesses quatros mandatos de deputado estadual, eu fui presidente da comissão de saúde aqui na Assembleia Legislativa por quatro anos seguidos. Para se ter ideia, de acordo com o regimento interno, há um rodizio, de dois em dois anos muda o presidente da comissão e eu permaneci quatro anos como presidente da comissão. E mesmo não tendo a minha profissão como médico, apesar que na comissão tinha dois médicos, o colegiado decidiu que eu permanecesse como presidente. Então eu fiquei quatro anos como presidente na comissão de saúde. Depois, eu fiquei como vice-presidente da comissão de saúde por dois anos e hoje eu continuo membro da comissão. Além disso, sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos na Alba. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, eu tive o grande desafio, quando houve aquela tragédia em Brumadinho, de receber da Agência Nacional de Meio Ambiente – ANA- a relação dizendo que a Bahia tinha o maior número de barragens com risco e convocar os colegas para visitarmos. Fomos além do limite. Nós visitamos mais 12. A Comissão prestou um excelente trabalho. Não é só o deputado José de Arimateia, mas a equipe que compõe. Eu fui em todas. Nós tivemos uma sessão especial para apresentar o relatório e ainda enviamos para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Eu também, nessa trajetória, já recebi dois destaques parlamentar pela Imprensa Baiana, pelas ações em gabinete, no plenário. Eu fiz uma ação de cuidado com o idoso e indiquei a criação da delegacia para cuidar da causa dos idosos. Lutamos para que o governo do Estado crie o fundo para os idosos da Bahia. A sensibilidade do governo atual nunca olhou para isso. Nós lutamos também pelas causas do direitos dos animais, com o projeto de lei criando a semana estadual de proteção dos direitos dos animais, mesmo sabendo que o governo, apesar de sancionar, não levar a sério. O nosso trabalho tem sido com respeito e dedicação.

Hashtag Informei: O que pesou a decisão de se candidatar a prefeito de Feira de Santana?

Deputado José de Arimateia: O que pesou para que nós tomássemos essa decisão da nossa pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana foi a minha história e o anseio do povo. Eu cheguei em Feira em 1995 e tenho 25 anos na cidade. Em 97, eu fui para Ilhéus para fazer trabalho social. Em 98, fui candidato a deputado estadual. Quando ganhei a eleição, voltei para Feira de Santana. Aqui, eu criei os meus filhos, o Lucas e o Moisés, que hoje já são formados, casados e me deram dois netos, o João Lucas e a Elisabete. Na minha primeira eleição, eu cumpri os quatro anos de deputado estadual e em seguida fui eleito vereador de Feira de Santana. Agora eu estou no quarto mandato de deputado estadual. Então o meu nome sempre foi de serviços prestados à Feira de Santana, o do meu grupo também. E hoje existe um sentimento de mudança no processo político desde a eleição passada. Aqui em Feira, o grupo político que está há 20 anos no poder fez com que a cidade estagnasse. Está tudo parado no sentido do desenvolvimento, de uma saúde de qualidade, que não tem, de uma educação com dados positivos, falta de saneamento para 60% da população, escolas precisando de reformas, ampliações, e atenção aos professores. Hoje, 92% dos alunos saem da sala de aula sem ter aprendido matemática e 80% dos alunos saem da escola sem terem ao menos aprendido português. São essas situações que fazem que que a população coloque o nosso nome. E vários seguimentos, como professores, evangélicos, idosos, causa animal. Não é uma convocação do partido. É uma convocação do povo que está querendo mudar. Então existe essa mobilização que quer mudança e ela se passa por um nome limpo e que tem serviços prestados. O povo chamou e aqui estamos!

Hashtag Informei: Quais são as expectativas para esse pleito eleitoral, levando em consideração a pandemia do novo coronavírus?

Deputado José de Arimateia: Diante desse problema grave e sério que surgiu em dezembro do ano passado, apesar de ter chegado aqui no Brasil em dezembro, janeiro, que é a questão da covid-19, eu vejo que essas eleições 80% vai ser feita em rede social. Apesar de que está diminuindo, enquanto não tiver uma definição da vacina, a população fica apreensiva. Primeiro fizeram aquele terror, aquele medo, aquele alvoroço. Muitas medidas foram tomadas exageradas e que hoje vamos ter problemas sérios para o futuro, como a volta de todas as pessoas para as suas atividades, o seu trabalho. Também sem contar com os problemas sociais que vão aumentar ainda mais, como emprego e renda. Daqui que retomemos isso, não é da noite para o dia. Dentro do cenário político, nós vamos ter que fazer exatamente isso, com as medidas que precisam ser tomadas. E apesar da mudança para eleição para 15 de novembro, nós vamos tomar as medidas e se adequar ao momento que estamos vivendo.

Hashtag Informei: Como o senhor vê o cenário político na capital baiana?

Deputado José de Arimateira: O cenário das eleições agora em Salvador todo mundo sabe, a população soteropolitana sabe que o prefeito ACM Neto está terminando seus oito anos de governo, fechando com um excelente governo. Transformou a cidade de Salvador. É claro que ainda tem outros problemas que precisam ser resolvidos, mas hoje a cidade de Salvador tem outro cenário. Salvador hoje é outra cidade. Então isso mostra o compromisso que o prefeito ACM Neto teve dentro do seu projeto, plano de governo. O nosso partido Republicanos realmente está aliado ao prefeito ACM Neto. O nosso presidente estadual, o deputado federal Márcio Marinho com a sua competência achou por bem que o partido continue na base do prefeito ACM Neto. Agora, estão formando um grupo para indicar o vice para a sucessão do prefeito ACM Neto, que é o Bruno Reis. Eu tenho certeza que da forma que o prefeito e a força política que está aliada a ele, é claro que não podemos dizer que eleição se ganha por antecipação, mas dentro do quadro, da história política, dos nomes que estão aí, com todo respeito aos nomes que estão sendo levantados para a disputa, eu tenho certeza que dará para o prefeito ACM Neto fazer o seu sucessor no primeiro turno, na capital baiana.

Hashtag Informei: Para a gente fechar, se eleito for em Feira, espera uma bancada na Câmara de Vereadores com quantos Parlamentares?

Deputado José de Arimateia: A Câmara de Vereadores de Feira de Santana é composta por 21 vereadores. O nosso partido está com a chapa completa dos pré-candidatos a vereadores que totaliza em 32, sendo 10 mulheres e 22 homens. É claro que vai ser uma eleição bem disputada, pelo fato de não ter coligação, mas devido eu ter a pré-candidatura a prefeito, isso vai ajudar com o voto de legenda também, para nós podermos fortalecer e aumentar o número de vereadores. Então, do nosso partido eu acho que temos condições de fazer de 3 a 4 vereadores. Agora, vamos esperar os demais partidos que vão compor com a gente, para que possamos ter uma bancada forte de vereadores e assim mudar a história da querida princesa do sertão. Feira de Santana é uma cidade linda, a sétima maior cidade, sexta cidade maior do interior do Brasil. Então, Feira de Santana realmente precisa avançar no desenvolvimento e crescimento. Com a direção de Deus e com a força das famílias feirenses vamos governar juntos essa querida cidade. Que Deus abençoe todo o povo de Feira e da Bahia. Fonte: Hashtag Informei

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE